Hospital Universitário. Mais turmas para os cursos de Técnico em Enfermagem e Análises Clínicas e a implantação do curso de Órteses e Próteses. Essas foram as pautas discutidas entre o presidente da Câmara de Cáceres, Luiz Landim, e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, em reunião, na manhã desta sexta-feira (28.06), no gabinete da presidência da casa de leis. 6y1v2k
As demandas foram solicitadas por Landim, com entendimento dos demais parlamentares da câmara.
Na primeira pauta, foi pedido ao secretário a criação de um Hospital Universitário, por meio de uma parceria entre Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e o Hospital Regional São Luiz.
Landim destacou a importância do empreendimento, que vai resultar em várias especializações, e isso será bom tanto para os estudantes e principalmente para a população cacerense.
O secretário Kardec sinalizou positivo para a criação do Hospital Universitário. Disse que vai conversar com a reitora da Unemat, Vera Lucia Maquêa, no sentido de colocar a obra no orçamento do Estado.
"O Governo do Estado está investindo em muitos hospitais regionais e aqui, em Cáceres, que já está consolidado um grande hospital e uma faculdade de medicina pública, acho que o caminho é a medicina encampar o hospital na cidade", disse.
MAIS CURSOS
Kardec também sinalizou positivo para a segunda pauta da reunião, que tratou da possibilidade de aumentar o número de vagas nos cursos de Técnico em Enfermagem e de Análises Clínicas, da Escola Técnica Estadual de Cáceres.
Na ocasião, o secretário afirmou que o Governo do Estado já autorizou a criação de mais uma turma para os dois cursos, o que irá dobrar a oferta aos estudantes de Cáceres e região.
CURSO ESPECIAL
Quanto à terceira pauta, sobre a implantação do curso de Órteses e Próteses, também na Escola Técnica, Kardec entende que o pedido é viável e necessário, por Cáceres ser referência no assunto.
"Houve uma oficialização do pedido do presidente Landim e da Câmara Municipal como um todo, que a gente fizesse uma análise de um curso de órteses e prótese, uma vez que aqui é um centro de referência importante. Temos o Centro de Reabilitação em Cáceres e já autorizei a nossa diretora [da Escola Técnica, Zulema Figueiredo) a fazer uma pesquisa e um orçamento sobre uma turma especial com 50 vagas. Mas eu preciso fazer uma consulta prévia se esse curso terá demanda. Existindo a demanda e o orçamento, no caso, quanto custaria esse curso, nós vamos colocá-lo no orçamento de novembro e dezembro, e no começo do ano que vem nós teremos essa oferta", asseverou.
Além de Landim, participaram da reunião com o secretário Kardec os vereadores Rubens Macedo e Manga Rosa.