Operação Atelís deflagrada pela Polícia Federal de São Paulo na manhã desta quarta-feira (21), com objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico e lavagem de dinheiro, cumpriu ordens judiciais em Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá). 1d5i3t
Na ação foram expedidos 137 mandados, sendo 40 de busca e apreensão, 17 Mandados de prisão preventiva, 16 prisão temporária e 54 mandados de bloqueios de bens e valores dos investigados nas cidades de Rio Preto, Mirassol, Tanabi, Ipiguá e Pontes e Lacerda, em Mato Grosso.
Durante as investigações a PF identificou uma estruturada Organização Criminosa que atuava no Tráfico Interestadual de Drogas, utilizando o modal terrestre, especialmente com a ocultação dos entorpecentes junto a carregamentos de carnes, em caminhões frigoríficos.
Além disso, nos últimos quatro anos, a organização criminosa teria movimentado aproximadamente R$ 400 milhões. Durante as investigações foram realizadas ações da PF que culminaram na apreensão de 2.183 kg de Cocaína, 508 kg de Maconha, duas armas de fogo e na prisão de 10 pessoas.
A fase ostensiva da operação busca agora prender os líderes da organização criminosa, bem como os seus integrantes, além de efetuar a apreensão de bens e recursos da organização criminosa.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Estadual de São José do Rio Preto/SP. Os investigados poderão responder, na medida de suas condutas, pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.