Cáceres ganha prêmio por competitividade em turismo
Por Thiago Almeida/Ascom
03/12/2013 - 15:18
BrasÃlia, DF - O Ministério do Turismo (MTur) premiou nesta segunda-feira (02.12) as cidades brasileiras que mais evoluÃram em competitividade, de acordo com a 5ª edição do Ãndice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nÃvel de desenvolvimento do turismo nacional.
O Ãndice mede a competitividade de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turÃstico do paÃs, de acordo com o MTur. A cidade de Cáceres foi uma das premiadas, ao lado de Cuiabá: únicas cidades do Mato Grosso contempladas na premiação.
O prêmio foi recebido pelo prefeito Francis Maris Cruz, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júlio Parreira. De acordo com o prefeito, o prêmio mostra que o municÃpio tem grandes possibilidades de crescimento na área do Turismo. âPrecisamos trabalhar em infraestrutura para podermos ampliar a capacidade turÃstica da nossa cidade, gerando mais desenvolvimento e qualidade de vida para a populaçãoâ, afirmou.
O Ãndice mede a competitividade de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turÃstico do paÃs, de acordo com o MTur. O objetivo da avaliação é elevar o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do paÃs, dado monitorado pela pasta desde 2008.
Entre os 65 destinos monitorados, 18 foram premiados: Vitória (ES), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Cuiabá (MT), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Corumbá (MS), Lençóis (BA), Mata de São João (BA), Ilhabela (SP), Pirenópolis (GO), Cáceres (MT), Tiradentes (MG), Ipojuca (PE).
Cada uma das cidades acima foi premiada pelo bom desempenho em pelo menos um dos 13 segmentos avaliados: infraestrutura geral, qualidade de o, serviços e equipamentos turÃsticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, polÃticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
âO Ãndice nos permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada municÃpio ou destino, entender onde as polÃticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas. Serve para orientar a gestão pública tanto em nÃvel local como federalâ, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
De acordo com o relatório elaborado pelo MTur em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o paÃs apresentou maior evolução nas categorias equipamentos turÃsticos (que ou de 52 para 56,8), economia local (60,8 para 63,6) e capacidade empresarial (59,3 para 61,2), considerando dados de 2011 e 2013 respectivamente. No evento, as capitais e não capitais com melhores posições em cada uma das categorias foram premiadas, assim como as que apresentaram as melhores práticas no turismo. Cáceres foi destaque no item Cooperação regional, apresentando um Ãndice de 54,1.
A metodologia foi elaborada levando em consideração conceitos do Ãndice de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia diversas dimensões do setor em escala global.
Com Assessoria MTur